BUSCA POR EXCELÊNCIA E PERPETUIDADE A
LONGO PRAZO ATRAVÉS DAS EXTERNALIDADES
POSITIVAS DE PRÁTICAS ESG

ESG NA PARCITAS

Nossa busca pela excelência e perpetuidade a longo prazo está diretamente ligada às externalidades positivas geradas pelo equilíbrio das relações sociais, ambientais e de governança da Parcitas com investidores, sociedade civil, sócios, funcionários e fornecedores.

Desde 2022, iniciamos nossas primeiras iniciativas ESG, incluindo o tema no Comitê Executivo para discutir práticas, diretrizes e governança relacionadas. Este é um processo em constante evolução, onde implementamos melhorias contínuas nas nossas práticas corporativas.

Desenvolvemos políticas, ferramentas, estrutura de governança e processos para integrar ESG em duas frentes complementares: práticas de integração ESG nos investimentos e práticas internas.

PRI – PRICIPIOS DE INVESTIMENTO SUSTENTÁVEL

A Parcitas é signatária dos Princípios de Investimento Responsável (PRI) desde setembro de 2024. Essa iniciativa, promovida por uma organização global das Nações Unidas (ONU), orienta investidores a integrar considerações ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas decisões de investimento.

O objetivo é incentivar uma análise que vá além dos aspectos financeiros, considerando também os impactos sociais e ambientais.

Ao adotar esses princípios, os investidores ajudam a construir uma economia mais sustentável e responsável, levando em conta as necessidades e preocupações das gerações atuais e futuras.

Inventário de carbono

Em 2024, realizamos nosso primeiro Inventário de Carbono e neutralizamos 100% das emissões por meio de projetos de reflorestamento. Essa ação nos permite reduzir os impactos negativos do CO2 na atmosfera, contribuindo para um futuro mais sustentável. E saudável para todos. Essa iniciativa é fundamental para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A pegada de carbono é uma medida da quantidade de gases de efeito estufa (GEE), principalmente CO2, emitidos por indivíduos, organizações, produtos ou eventos. Ela é calculada considerando todas as fontes de emissão de GEE, como transporte, eletricidade, aquecimento, resíduos e outros fatores.

Iniciativas de impacto

O Colégio Mão Amiga é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) comprometida há 17 anos em quebrar o ciclo da pobreza e impulsionar o poder transformador de cada indivíduo. Oferece educação formal de excelência para 774 crianças
e adolescentes de baixa renda, sendo 702 atendimentos na educação formal e 312 em cursos e oficinas culturais e esportivas no contraturno escolar. São 539 famílias atendidas e cerca de 1800 beneficiários indiretos.